Arriscando a religião através de argumentação

Ma’n bin ‘Íssá relatou:

"Um dia Málik bin Anas estava retornando da mesquita, apoiado em meu braço, quando um homem chamado Abú Al-Juwayríyah que havia sido acusado de Al-Irjá` [1] se aproximou dele. Ele disse: 'O Abú ‘Abdulláh (imám Málik), escute algo que eu tenho a dizer e debata comigo e dexe me informá-lo minha opinião.' [Imám] Málik disse: 'E se você me superar?' O homem respondeu: 'Se eu superá-lo, você me segue.' Málik perguntou, 'E se um outro homem vier e nos derrotar?' Ele respondeu, 'Então nós seguiremos ele.' A isso, Málik (rahimahullah) disse: 'Ó servo de Allah, Allah enviou Muhammad (sallAllahu 'alayhi wasalam) com uma única religião, mas eu vejo você se movendo de uma religião para a outra. ‘Umar bin ‘Abd-ul-‘Azíz disse: ‘Quem quer que faça de sua religião objeto de argumentação frequentemente a mudará.’”

Al-Ájurrí, Kitáb Al-Sharí’ah Vol.1 p128.


Nota:

[1] Al-Irjá` - era a crença dos murji'a, uma seita desviada que acreditava entre outras coisas que Imán (Fé) não aumenta, nem diminui e que a fé de uma pessoa não é afetada pelos atos dela, sejam eles bons ou maus, não havendo portanto diferença entre os pecadores e os servos obedientes de Allah.